Propaganda Google:
Propaganda Google:

Cuidados com as Vias Aéreas

Cuidados e Terapias Medicamentosas (Nebulização), Oxigenoterapia.

Os cuidados com as Vias Aéreas são divididos em duas classes: os cuidados com os dispositivos colocados no paciente como os cateteres, máscaras e tubos; e a administração de medicamentos em aerosol, líquidos tranformados em bolhas, ou gases terapêuticos como o oxigênio, que saturam as misturas aspiradas proporcionando maior conforto ou até possibilitando a manutenção das funções vitais.

Cuidados com dispositivos colocados no Paciente

A administração de cuidados das Vias Aéreas em Pacientes engloba ações de limpeza de vias, de substituição de dispositivos e o registro da avaliação da eficácia das terapias adotadas.

A aspiração do tubo orotraqueal e da traqueostomia são as ações de manutenção mais comuns executadas em Pacientes com dispositivos permanentes colocados normalmente pela equipe médica em internações ou em procedimentos de auxílio de urgência.

Cuidados na aplicação de terapias medicamentosas, ou na oxigenoterapia, são específicos e efetuados no momento da aplicação de tais procedimentos, sendo improvável a necssidade de outros cuidados complementares.

Terapia Medicamentosa e/ou via Nebulização

A Medicação Inalatória é aplicada através da boca, e/ou cavidade nasal, ou por traqueostomia. As terapias inalatórias além de proporcionar maior conforto respiratório para o paciente, valhem-se da grande área de absorção alveolar que dinamiza e facilita a absorção do medicamento.

Por outro lado a facilidade da absorção pode causar irritação das mucosas, serosas e do pulmão, causando mau estar ou desconforto para respirar. Esses efeitos relatados, devem ser imediatamente informados ao responsável técnico pelo tratamento.

 

Oxigenoterapia

O oxigênio é considerado um medicamento, e para sua administração utiliza-se a Oxigenoterapia. Uma forma de facilitar a inalação de altas doses de oxigênio, tratando o déficit de oxigênio (hipoxia), e evitando sobrecarga ao sistema pulmonar e cardíaco.

Nunca utilize medicamentos sem o conhecimento de seu médico. Sempre peça orientação ao seu Farmacêutico de confiança. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Acidentes com medicação estão entre as maiores ocorrências de casos graves juntos aos centros de controle toxicológicos dos hospitais no Brasil.


A Equipe Enfermagem realiza esses e outros procedimentos com técnicos qualificados e material de alta qualidade. Consulte aqui outros procedimentos. As terapias medicamentosas são executadas sob prescrição da equipe de saúde responsável.

Propaganda Google:
Propaganda Google:
 
Propaganda Google:
 
 
Equipe Enfermagem - © 2011-2015