Propaganda Google:
Propaganda Google:

Home Care

Atendimento Domiciliar

O Atendimento domiciliar é um processo conhecido desde a Grécia Antiga (Cerca de 443 A.C.), onde os médicos prestavam assistência, preventiva e curativa na residência da família, e não em centros hospitalares. O primeiro serviço destinado ao atendimento de pacientes em domicílio, muito próximo dos moldes oferecidos hoje, data do século XIX no Estado Americano da Carolina do Sul. Baseado nos preceitos de Florence Nightingale, a escola de enfermagem americana formava enfermeiras qualificadas, e eram contratadas pelos serviços de assistência para serem tecnicamente responsáveis pelos cuidados domiciliares.

Com o aumento de doenças infectocontagiosas, o processo preventivo sobrepujou o caráter resolutivo da assistência domiciliar, tornando o serviço mais preventivo, criando as enfermeiras visitadoras, ou enfermeiras de saúde pública, nos moldes do PSF (Programa de Saúde da Família).

No Brasil a assistência domiciliar começou a ter importância por volta de 1920, quando a Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro iniciou o processo de formação de Enfermeiras visitadoras sanitárias, como estratégia de controle da tuberculose.

A Assistência Domiciliar como medida de desospitalização teve início em 1947, nos Estados Unidos. Casos menos coplexos, de doentes estabilizados, mas que ainda necessitassem de cuidados de enfermagem seriam tratados em suas casas por equipes de enfermagem do próprio hospital.

No Brasil o pioneiro serviço de assistência domiciliar data de 1966, quando o Hospital dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo organizou uma equipe de fisioterapia domiciliar. Em 1967 era criado um serviço mais abrangente, agora sim de assistência domiciliar completa. Hoje o serviço desmembra-se em assistência domiciliar e cuidados paliativos.

A assistência domiciliar hoje está em franca expansão. Suas vantagens, notadamente em enfermos de risco reduzido, de cuidados paliativos, ou mesmo em situações de internação domiciliar, vão desde os ganhos econômicos e financeiros aos de qualidade de vida e dos próprios serviços de assistência personalizados oferecidos.

Equipe Enfermagem - Procedimentos Atendidos

A Equipe Enfermagem oferece seus serviços para a realização de procedimentos de enfermagem prescritos ou recomendados por seu médico, acompanhados e supervisionados por enfermeira habilitada e devidamente registrada junto ao COREN-RS, técnicos de enfermagem devidamente treinados e habilitados para a realização dos procedimentos prescritos.

Verificação de sinais vitais: antes de qualquer procedimento, o técnico designado para o serviço solicitado verifica os sinais vitais do cliente. Temperatura, pressão arterial, saturação de oxigênio sanguíneo e frequência cardíaca.

Medidas de higiene e conforto: manter o paciente sadio necessariamente demanda que ele esteja asseado, em ambiente, roupas e leito higiênicos. Além de proporcionar dignidade e conforto, mantê-lo com banhos e medidas higiênicas (troca de fraldas, troca de curativos, troca das roupas de cama, entre outras) possibilita o conhecimento de suas necessidades de acomodação, suas vontades e desconfortos. Providenciar esses cuidados regularmente é dever do cuidador e da família, quando o Paciente está dependente de auxílio.

Administração de medicação: conforme a prescrição médica nosso técnico administra o fármaco receitado conforme a via de aplicação indicada. Com seringas e agulhas descartáveis, por vias Parenterais IM (intramuscular), IV (intravenosa) ou SC (subcutânea), nos horários e datas pré-estabelecidos. Em casos de administração por via oral, nossos técnicos orientam e auxiliam na confecção da rotina de horários e métodos de administração. Em casos de administração de medicação por sondas gástricas, nosso técnico administra o tratamento de forma contínua, visando os cuidados com a higiene e profilaxia dos procedimentos. Pode-se ainda proceder o treinamento de cuidadores, familiares ou acompanhantes para a realização da administração de medicação, principalmente as interais, orais e tópicas.

Soroterapia: resolução do acesso (pega da veia), montagem do equipo, cálculo do gotejo, diluição e administração são tarefas que nossos técnicos podem desempenhar com segurança e cuidado.

Nebulização: a atenção com o tratamento de nebulização pode ser decisiva no sucesso da cura. A correta diluição do fármaco indicado pelo médico, uma correta montagem do nebulizador, o tempo indicado pelo médico para o tratamento, o período e horário correto de aplicação da terapia fazem diferença na qualidade dos resultados, como todo medicamento.

Eliminações: aplicação e cuidados com o cateterismo vesical, com a colostomia e/ou a ileostomia são de suma importância para a prevenção de sérias complicações desses procedimentos. A assepsia correta, o técnica apurada, os materiais adequados e a perícia do técnico contam muito no sucesso desses tratamentos. O Enema é um procedimento de conforto e evita que problemas maiores sejam criados por consequência da má eliminação dos resíduos produzidos pelo corpo.

Tratamento de feridas: desde curativos simples de ferimentos de pele ao tratamento das temidas Úlcera de pressão, ou escaras de decúbito, nossa equipe de técnicos está apta a realizar procedimentos de remoção ou troca de curativos, avaliação e tratamento de úlceras de pressão, ou escaras de decúbito, avaliação e assepsia de feridas cirúrgicas (de primeira ou segunda intenção), debridamento de feridas necrosadas (de forma mecânica ou com enzimas), além de estarem aptos a promover a evolução de enfermagem de feridas infectadas ou necrosadas para avaliação médica.

Alimentação parental: a passagem de sondas (nosoentérica ou nasogástrica), a manutenção, limpeza e administração de dietas e medicamentos por sondas é um dos trabalhos efetivados por nossa equipe de técnicos.

Oxigenoterapia: procedemos a instalação do equipamento e o acompanhamento do tratamento conforme prescrição médica, para promover a saturação sanguínea ideal, seja qual for o problema abordado.

Propaganda Google:
Propaganda Google:
 
Propaganda Google:
 
 
Equipe Enfermagem - © 2011-2015